+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Abipti realiza Missão Internacional com destino ao ecossistema de inovação de Israel

29/03/19
sri_adm

Abipti realiza Missão Internacional com destino ao ecossistema de inovação de Israel

Entre os dias 2 e 9 de novembro, a Abipti realizará sua primeira Missão Internacional de imersão em ecossistemas de inovação. O destino escolhido é Israel. Os participantes visitarão ambientes em Tel Aviv, e poderão escolher entre três agendas diferentes com roteiros específicos para as áreas de saúde, energia e TICs.

Israel é um dos países que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do mundo. Cerca de 4,3% do seu PIB é destinado a essas atividades, o que que equivale a mais de US$ 13 bilhões por ano, de acordo com a Autoridade de Inovação de Israel (Israel Innovation Authority).

De acordo com o presidente da Abipti, Luiz Fernando Vianna, o objetivo da Missão Internacional é incentivar a interação entre os ambientes de inovação israelenses e os profissionais brasileiros que atuam com Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). “Trata-se de uma grande oportunidade de conhecer e entender um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo”, ressalta Vianna.

Coordenada pela Abipti, a Missão também conta com dois representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Durante sete dias, a delegação, que já tem um encontro agendado com o embaixador do Brasil em Israel, participará de reuniões com empresas israelenses, assistirá palestras com especialistas nos mercados de saúde, energia e TICs, e realizará visitas técnicas à empresas, organizações, universidades e institutos renomados.

Com realização da Abipti, a iniciativa tem apoio institucional do Lactec, do ITPS, da FioCruz, da Tap4, da Embrapa, e do Tecpar.

As informações sobre valores, período e link de inscrição serão divulgadas em breve.

AGENDA SAÚDE

Uma das agendas da Missão está voltada totalmente para o setor de saúde – um dos que mais recebe investimentos em inovação e tecnologia no mundo afora. O primeiro dia de atividades se inicia com uma visita ao órgão responsável pela política de inovação do país, a Autoridade de Inovação Israelense, seguido de visitas ao Instituto Weizmann da Ciência e ao Cyber Park.

Os participantes poderão conhecer ainda o Ministério da Saúde; o Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, um dos principais em ensino de ciência e tecnologia; a CybergymSOSAThe LibraryIATI – Israel Advanced Technology Industries e muitas outras instituições de grande importância para o ecossistema de inovação na área da saúde.

Confira AQUI mais detalhes da programação preliminar para a agenda de saúde.

AGENDA ENERGIA

Assim como na agenda de saúde, os participantes conhecerão no primeiro dia os órgãos responsáveis por impulsionar a inovação no país, conhecendo algumas políticas públicas e iniciativas que fizeram o país ser considerado como um dos mais inovadores do mundo.

Na seleção de empresas, instituições e organizações a serem visitadas na agenda de energia estão: a usina de Ashalim, conhecida como Ashalim Solar Thermal Power Station que é uma futura estação de energia solar a ser estabelecida no deserto de Negev.

Além da usina, os participantes passarão pela Capital Nature – empresa de investimento com foco na aceleração de empreendimentos inovadores em energia renovável; e pela TGW – Shtang Eco – empresa com foco no tratamento de resíduos e produção de energia, além de muitas outras organizações.

Confira AQUI mais detalhes da programação preliminar para a agenda de energia.

AGENDA TIC

A agenda de TICs está dividida em dois grandes temas: Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Fonte: ABIPIT