+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Araucária apoia a primeira edição do Fórum Nacional do Confap em 2020

10/03/20
sri_adm

Araucária apoia a primeira edição do Fórum Nacional do Confap em 2020

A cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, conhecida por suas riquezas naturais, recebe entre os dias 1º a 3 de abril, a primeira edição de 2020 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O encontro reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de entidades acadêmicas e científicas, ministérios e agências de fomento federais e internacionais.

Com o tema “A inovação transforma a sociedade”, o encontro enfatiza a importância dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, como um dos principais pilares de transformação da sociedade brasileira, e de desenvolvimento social e econômico para o país.

Evaldo Vilela, presidente do Confap, destaca que “o Conselho, por ser composto por 26 Fundações, realiza quatros vezes ao ano o Fórum Nacional para a prestação de contas, debate, intercâmbio de ideias e boas práticas, e apresentação das ações desenvolvidas pelas FAPs. Além de unir esforços, para a captação conjunta de recursos para o fomento da C,T&I no país, e atender às principais demandas da sociedade”, reforçando assim, o importante papel de atuação do Confap no Brasil.

Quanto ao primeiro Fórum do ano ser realizado em Foz do Iguaçu-PR, Vilela ressalta que “será a oportunidade para apresentar aos demais agentes das FAPs de todo o Brasil, a diretoria, os colaboradores, e as ações realizadas pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, que apoia esta edição do Fórum, e celebra na ocasião, os seus 20 anos de atuação no Estado”.

A programação tem início no dia 1º de abril, com uma reunião pré-evento entre os presidentes das FAPs e representantes das agências nacionais de fomento à ciência, e a realização de grupos de trabalho dos setores de comunicação e de parcerias internacionais das Fundações.

A abertura oficial do Fórum será realizada no dia 2 de abril, no centro de convenções do Bourbon Foz do Iguaçu Business Hotel, e contará com autoridades científicas e políticas locais, presidentes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e terá uma ampla programação ao longo do dia.

Já no terceiro, e último dia do encontro (03/04), haverá uma apresentação dedicada às ações do MCTIC, um momento reservado para deliberações internas entre as FAPs, e por fim, uma visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu – PTI, com o objetivo de apresentar as instalações e ações desenvolvidas no local aos agentes de fomento à ciência que estarão presentes na cidade.

Esta edição do Fórum, é uma realização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Abertura Oficial:

Data: 02 de abril de 2020 às 9h.
Local: Centro de convenções do Bourbon Foz do Iguaçu Business Hotel.
(Endereço: Av. Costa e Silva, 154 – Centro, Foz do Iguaçu – PR)

Confira a programação completa do evento aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Confap.