Árvores digitais e asfaltamento de estradas rurais é discutido pelos Lindeiros

09/11/18

Árvores digitais e asfaltamento de estradas rurais é discutido pelos Lindeiros

Prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e secretários participaram ontem da terceira Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A reunião teve como assuntos principais a apresentação do Projeto Árvores Digitais e a discussão a respeito da implementação de convênio para aquisição de kits destinados às usinas asfálticas móveis, bem como sua operacionalização.

O engenheiro Guilherme Marzolla, responsável pelo desenvolvimento das conhecidas árvores solares, explicou o projeto aos participantes da Assembleia. A estrutura, em formato de árvore, é dotada de placas fotovoltaicas que captam a energia solar e disponibiliza para o carregamento de celulares.

As mesmas “árvores”, são equipadas com sistema para a disponibilização de sinal wifi, ou seja, internet sem fio, para até 100 aparelhos, simultaneamente, em forma de link dedicado, ou seja, conexão exclusiva, segundo Guilherme Marzolla. Cada estrutura é composta por cinco placas fotovoltaicas e baterias que acumulam energia para 3 dias, e possibilita carregar 16 celulares por vez, segundo detalha o engenheiro.

O projeto é uma parceria do Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional, investimento de 854 mil reais. A instalação ocorrerá em locais públicos a escolha dos gestores municipais, de acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Cleci Loffi.

Outro projeto está relacionado à implementação de convênio para aquisição de “kits asfálticos”, destinados a atender 13 municípios da região lindeira. A previsão é que haja um investimento de aproximadamente 4 milhões e 400 mil reais. Para alinhar as tratativas foram compostas duas comissões.

Para a compra dos kits a comissão formada tem como integrantes os municípios de Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Mercedes. Outra comissão estuda a operacionalização e aquisição de insumos para usinas asfálticas, composta por Guaíra, Itaipulândia e Santa Helena.

O convênio prevê o asfaltamento de 84 quilômetros estradas rurais, onde já há calçamento, no período de 3 anos, nos 13 municípios, conforme a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Fonte: Jornal do Oeste