+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

CEO de incubadora do Vale do Silício elogia potencial inovador do PTI

03/03/20
sri_adm

CEO de incubadora do Vale do Silício elogia potencial inovador do PTI

O potencial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para impulsionar o empreendedorismo e a inovação  na região Oeste do Paraná  foi reconhecido pelo fundador e CEO da primeira incubadora brasileira no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos – a Valle Innovation, Fernando Figueiredo.

“Primeiro que vocês têm uma estrutura física já montada, três universidades, têm o apoio da Itaipu e de áreas governamentais e não governamentais. Tem tudo para dar certo”, destacou Figueiredo após conhecer algumas das startups da Incubadora do Parque Tecnológico, na manhã desta segunda-feira, 02.

Empreendedores das startups STAC, Brexbit, EVAH, Neue Technologie, AIS – Ambientes Virtuais e CMSG – todas incubadas no PTI, apresentaram ao CEO da incubadora do Vale do Silício seus produtos e serviços. Figueiredo considerou as “ideias fantásticas” e avaliou que, além do mercado brasileiro, algumas delas também têm potencial para atender o mercado internacional.


O diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, falou sobre o desafio de aumentar o número de empresas de base tecnológica na região. Fotos: Kiko Sierich/PTI.

Assim como o Parque Tecnológico, a Valle Innovation também faz a conexão entre universidades, empresas e startups em prol da inovação – característica fundamental em um mercado cada vez mais competitivo. A incubadora foi criada em 1996 e atualmente possui 45 startups em diferentes segmentos.

Figueiredo trouxe um pouco dessa experiência adquirida em décadas no local como conhecido como o maior polo de tecnologia e inovação do mundo em palestra ministrada no PTI nesta segunda-feira, com o tema “Ecossistema de startups”. Ele falou sobre o cenário no qual estão envolvidas essas novas empresas, que se relacionam com grandes empresas, universidades, investidores, provedores de serviços e entidades de apoio.

Para aqueles que querem inovar e estão em busca de conhecimento, o CEO da Valle Innovation deu uma dica de leitura: A startup enxuta, de Eric Ries.

A palestra foi aberta ao público externo e promovida em parceria entre o Parque Tecnológico, o Sebrae e o Iguassu Valley.

O diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, comentou que, entre os desafios do PTI em suas novas diretrizes, com a intenção de ser mais sustentável em relação à sua mantenedora, está o de aumentar o número de empresas de base tecnológica em Foz do Iguaçu e na região. “É uma cidade em que está sendo investido muito em infraestrutura, Itaipu tem feito grandes investimentos, mas é preciso também disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo inovador”, afirmou. “A vinda do Fernando acontece neste momento chave, de trabalhar esta transferência de conhecimento”, complementou.


Após a palestra, Figueiredo conheceu algumas das startups incubadas no Parque Tecnológico. 

 

Fonte: PTI