+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Diretor de Negócios e Inovação destaca ecossistema do PTI em evento da Renault

10/03/20
sri_adm

Diretor de Negócios e Inovação destaca ecossistema do PTI em evento da Renault

“Há 15 anos, Foz do Iguaçu tinha cinco doutores. Hoje, somente no ambiente do Parque Tecnológico Itaipu são quase 350”, destacou o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis, nesta sexta-feira, 6, durante apresentação no Summer Camp, evento promovido pela montadora francesa Renault no PTI.

Essa evolução no nível de formação dos habitantes do PTI vem contribuindo para o desenvolvimento de todo o Oeste do Paraná, conforme ressaltou o diretor. Além de apresentar o ecossistema de inovação existente no Parque Tecnológico – formado por entidades governamentais, empresas, universidades e centros de pesquisa – Regis destacou as ações desenvolvidas nas áreas de mobilidade, energias renováveis, Internet das Coisas (iOT), tecnologias abertas, baterias e segurança energética.

O diretor também resgatou um histórico da parceria firmada entre PTI, a Itaipu e a Renault, que iniciou em 2003 com a montagem dos primeiros modelos Twizy. Em 2016, ocorreu o lançamento do sistema MoVe, uma plataforma para compartilhamento de veículos, que permite aos usuários reservarem os veículos disponíveis, assim como acompanharem, em tempo real, informações como localização, velocidade, carga de bateria e rotas percorridas.

Em 2018, a parceria se fortaleceu com a assinatura de um memorando de entendimento entre entre as instituições para o desenvolvimento da parceria com novos projetos e programas. No ano passado, a relação ganhou repercussão nacional com o lançamento do VEM DF, projeto que permitiu aos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciarem o uso compartilhado de 16 modelos Twizy para deslocamentos na região central de Brasília, em uma iniciativa do Parque Tecnológico em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o GDF.

Um projeto semelhante está prestes a ser lançado em Curitiba (PR). O compartilhamento de veículos elétricos será uma das ações de uma parceria entre PTI, ABDI e o Governo do Paraná para tornar a capital paranaense um modelo para a validação de tecnologias voltadas à mobilidade urbana, que poderão ser replicadas em outras cidades.

 

Fonte: PTI