Empossada nova diretoria do Observatório Social de Marechal Rondon inicia trabalhos em 2019

31/01/19

Atuando diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes do poder executivo municipal, a nova diretoria para gestão 2019 do Observatório Social (OS) de Marechal Cândido Rondon, eleita em 08 de novembro, deu início aos trabalhos na última sexta-feira (25), ocasião em foi empossado o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, seguida da primeira reunião ordinária do ano.

Com foco em dar continuidade ao monitoramento das licitações da prefeitura e na ampliação dos projetos de Educação Fiscal, um dos quatro eixos do Observatório Social do Brasil (OSB), que ainda contempla gestão pública, ambiente de negócios e transparência, a presidente Vanessa Seefeld enfatiza a importância da entidade. “O Observatório Social atua em favor da transparência e da qualidade na aplicação de recursos públicos”, ressalta.

A nova diretoria tem como vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, Marlise Ricardi, e suplente Silmara Pazini; e vice-presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros, Danhara Patrícia Barboza da Cruz, e suplente Fernando José Alexandre Costa. O Conselho Fiscal titular é composto por Orlando Miguel Sturm, Loiva Grasel Refatti e João Vianei Werlang. Já os suplentes são Luiz Henrique Kuns, Marcos Rogério Kasburg e Marcelo Becker.

Reconhecimento

Em parceria com o TCU (Tribunal de Contas da União), CGU (Controladoria Geral da União), Ministérios Públicos, Transparência Brasil, entre outros, o OSB tem conquistado um importante espaço para os observatórios sociais municipais. Prova desse reconhecimento e esforço é a recente conquista do Prêmio Veja-se 2018 pela diretora executiva do OSB, Roni Enara Rodrigues, na categoria Políticas Públicas. O prêmio é resultado do expressivo trabalho realizado pelos mais de 130 observatórios sociais em 16 Estados.

A entidade rondonense esteve envolvida em um destes projetos, realizado em conjunto com o TCU, no qual foram avaliadas situações de acesso à informação quando da formulação de pedidos e, na segunda fase, na análise de contratações, resultando no acórdão n° 2868/2018.

Atuação

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático, apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Em Marechal Cândido Rondon, o Observatório Social foi fundado em 2010, por 24 entidades do município. É mantido com doações de pessoas físicas e jurídicas, sendo vedado o recebimento de recursos públicos. Atualmente são quase 20 voluntários que auxiliam nos trabalhos.

O OS atua como pessoa jurídica, em forma de associação. A entidade prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Fonte: Observatório Social de Marechal Cândido Rondon