+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Empresários do Oeste do Paraná participam da principal feira da metalmecânica, na América Latina

22/05/19
sri_adm

Empresários do Oeste do Paraná participam da principal feira da metalmecânica, na América Latina

Empresários e representantes de entidades do oeste do Paraná, de cidades como Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateubriand, Palotina, Toledo e Cascavel integraram uma missão técnica à Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe), em São Paulo, reconhecida como a principal feira do Setor Metalmecânico da América Latina. A missão organizada pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT)  aconteceu entre os dias 07 e 10 de maio.

No evento, mais de 750 marcas nacionais e internacionais apresentaram novidades e tendências do segmento. “A missão foi uma oportunidade de atualização, de perceberem que o horizonte é grande, com equipamentos de última geração. É preciso pensar em gestão, controles financeiros, mas também acompanhar as novidades tecnológicas e em equipamentos”, explica o consultor do Sebrae/PR, Edson  Braga da Silva.

O empresário de Marechal Cândido Rondon, Josué Luiz Rohloff, informou que a missão técnica trouxe possibilidades que podem ser aplicadas na empresa “É a segunda vez que participo com Sebrae e a ACIT da Expomafe. É  muito agregador, principalmente, na busca por tecnologia e máquinas. Como estamos situados mais longe dos grandes centro, nos aproximamos das novidades do setor”, avalia.

Outro empresário que participou da missão, James Wilian Rodrigues, destacou que esse tipo de iniciativa é uma forma de incentivar o empresário a pensar em diferentes estratégias de trabalho.  “Foi possível visualizar perspectivas de investimento futuro em equipamentos que estavam em exposição. Conseguimos entender que é possível aplicar muitas novidades nas nossas empresas”, pontua.

Diego Bonaldo, diretor da ACIT e empresário, lembrou ainda que o grupo aproveitou a ida a São Paulo para visitar a empresa DIGI-TRON, referência no modelo Lean Manufacturing (Sistema Enxuto de Manufatura)“Na feira podemos ter uma visão diferente, networking, ficar frente a frente com as oportunidades. Mas, destaco nossa visita a uma empresa no estilgo Lean Manufacturing, que consegue reduzir custos, desperdícios internos e graças a isso aumentar a produção, ver isso na prática é um incentivo para trabalhamos assim também em nossas empresas”, avalia.

A missão técnica à Expomafe é apenas uma das atividades realizadas através de uma parceria entre o Sebrae/PR e a ACIT, que tem como principal objetivo alavancar o setor.  “A união de empresários de diversas cidades da região é fomentada dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento desde 2017. A  partir daí começamos a realizar reuniões, encontros, atividades e viagens técnicas como esta”, relata o consultor Edson.

Fonte: Agência Sebrae