+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Empresas da região são beneficiadas com projetos desenvolvidos por mestrandos da Unioeste

27/11/19
sri_adm

Empresas da região são beneficiadas com projetos desenvolvidos por mestrandos da Unioeste

A relação de cooperação entre as universidades e as empresas é fundamental para o desenvolvimento de um território. Dentro deste contexto, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – por meio de seu Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade – vem fazendo a sua parte.

Neste ano, 14 projetos de intervenção foram entregue para empresas da região, visando melhorias em diversos setores. Na quinta-feira (21), por exemplo, o mestrando João Daniel dos Santos Mendonça entregou para um plano de negócios para a Compoclinic, empresa de informática de Foz do Iguaçu, após dois meses de estudos.

  A proposta de revisão da ação estratégica teve como base a visão SWOT e das cinco forças de Porter para a competitividade empresarial. “A colaboração foi muito positiva e trouxe vários apontamentos de melhoria para a empresa. O networking profissional, o respeito mútuo e a confiança que a empresa deposita na universidade ao participar das pesquisas fazem com que essas relações se fortaleçam. Com isso a sociedade sai ganhando”, explica Mendonça.

 A intervenção nada mais é que uma troca, em que a universidade dispõe de instrumentos técnicos para fazer um diagnóstico da empresa e propor ações de melhorias, sem interferir diretamente nos seus processos, bem como entender quais são os desafios enfrentados pela empresa e trazer os fenômenos descobertos para a universidade.

O programa de pós-graduação stricto sensu PPGTGS visa o desenvolvimento de pesquisa voltada para aplicação profissional. Possui área de concentração em Tecnologias e Gestão; na área Interdisciplinar junto a CAPES. Mais informações podem ser obtidas em http://www.unioeste.br/.

 

Fonte: PTI