+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Engenheiros do PTI recebem certificação internacional na área de automação

01/08/19
sri_adm

Engenheiros do PTI recebem certificação internacional na área de automação

Dois engenheiros do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) conquistaram uma das certificações mais importantes do segmento da programação. Felipe Pinheiro Silva e Carlos Henrique Szollosi, do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), receberam a Certificação de Desenvolvedores LabVIEW da National Instruments, companhia norte-americana com atuação direta em 41 países.

O reconhecimento valida a capacidade de projetar e desenvolver programas funcionais em LabVIEW, software de engenharia de sistemas criado para aplicações de teste, medição e controle. O sistema oferece uma abordagem de programação gráfica que auxilia a visualização de cada aspecto da aplicação de engenharia. Para o PTI, a certificação torna a instituição mais competitiva para o mercado.

De acordo com o gerente do Lasse, Rodrigo Bueno Otto, além de indicar a capacidade dos profissionais, a certificação minimiza o tempo de desenvolvimento e assegura a manutenção dos programas através da adoção de documentação e estilos de programação adequados.

“Para o PTI, ter em sua equipe desenvolvedores certificados em LabVIEW é uma forma de comprovar para os nossos clientes que possuímos as habilidades e conhecimentos validados pela National Instruments e, com isso, estabelecer mais credibilidade e referência no mercado”, acrescenta.

Engenheiros do Parque certificados pela National Instruments, ao lado dos representantes da empresa no Brasil

O PTI e a National Instruments firmaram parceria através de um termo de cooperação em 2017, com o propósito de promover o acesso às novas tecnologias da National Instruments. Entre as entregas realizadas pelo Parque Tecnológico que utilizam tecnologias da empresa, se destacam o Sistema de Monitoramento de Transformadores e o Sistema de Monitoramento Remoto de Motores, projetos desenvolvidos pelo Lasse para atender a demandas da Itaipu Binacional.

Conforme Otto, quando as iniciativas para a Itaipu foram iniciados, em 2012, o Lasse já utilizava os produtos da NI, mesmo antes da assinatura do termo de cooperação.

André Dias de Oliveira, gerente regional de vendas Brasil, da National Instruments, ressaltou que a parceria entre o Parque Tecnológico e a empresa valida o compromisso de ambas instituições. “A NI quer acelerar e aumentar a produção de inovações e o PTI, sendo um centro de excelência técnico e de pesquisa, torna possível o alinhamento das expertises para alcançarmos cada vez mais desafios”, disse.

Sobre a National Instruments

A National Instruments (NI) é uma companhia americana com operações diretas em 41 países, fundada em de 1976 no Texas, Estados Unidos. É uma produtora equipamentos de testes automatizados e softwares de instrumentação virtual. Seus softwares incluem o LabVIEW que é um ambiente programação em linguagem gráfica, e LabWindows/CVI, ferramenta de programação em linguagem C, padrões comuns na automação industrial.

Fonte: PTI