+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Equipe de pesquisas em segurança de barragens do PTI troca conhecimento com comunidade internacional da área

20/09/19
sri_adm

Equipe de pesquisas em segurança de barragens do PTI troca conhecimento com comunidade internacional da área

Pela primeira vez, este ano, o Congresso Internacional de Mecânica das Rochas acontece na América do Sul, em Foz do Iguaçu. A equipe do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está participando nas palestras e cursos do evento, que reúne profissionais de diversos países que estudam a mecânica das rochas, para a troca de ideias e conhecimentos.

O congresso teve início na sexta-feira, 13, e tem uma vasta programação que inclui mini-cursos, workshops, entrega de prêmios e o “RockBowl”, um jogo de perguntas e respostas sobre mecânica das rochas.  O evento acontece a cada quatro anos e é organizado pela Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas, que conta com aproximadamente 8 mil membros.

De acordo com a gerente do Ceasb, Alexandra da Silva, muitos dos temas discutidos no Congresso possuem alinhamento com as pesquisas desenvolvidas no PTI, como, por exemplo, caracterização de rochas e maciços rochosos, barragens e fundações em rocha, fraturas e danos de rocha, avaliação de riscos em engenharia de rochas, instrumentação e monitoramento.


Equipe do Ceasb participa junto com a coordenadora do projeto pela Itaipu, Josiele Patias.

“Esses temas fazem parte de duas linhas de pesquisa do Ceasb, que são a Geotecnia e o Monitoramento da Saúde Estrutural, desenvolvidas juntamente com a equipe da Itaipu, que também participa do evento”, afirma Alexandra. A coordenadora do Ceasb pela Itaipu, Josiele Patias, está com a equipe do Centro no congresso.

Os profissionais do Ceasb participarão de alguns cursos do Congresso, como o de Geologia para projetos de engenharia de rochas; Modelagem 2D e 3D de maciços rochosos e terrosos, além de estabilidade de taludes e Integração da geologia estrutural e mecânicas das rochas, que são ministrados por nomes internacionalmente reconhecidos como referências na área. O evento encerrou nesta quarta-feira, 18.

Fonte: PTI