+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Escritório de Compras Públicas do território da Cantuquiriguaçu será inaugurado nesta terça-feira

19/07/19
sri_adm

Escritório de Compras Públicas do território da Cantuquiriguaçu será inaugurado nesta terça-feira

Na noite desta terça-feira (23), será realizado o lançamento do Escritório de Compras Públicas – Territorial Cantuquiriguaçu. A inciativa, fruto de uma parceria entre Sebrae/PR, Fecomércio PR, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Cacicopar, associações comerciais e industriais do território, sindicatos e Caciopar, tem como objetivo integrar as micro e pequenas empresas da região da Cantuquiriguaçu aos processos licitatórios de Compras Públicas.
A ação, inédita no Estado, vai trabalhar com Portal de Compras, que agrega editais das prefeituras (entidades públicas) e iniciativa privada. Além disso, o Escritório também será espaço para consultorias e capacitações aos empresários da região, a fim de melhorar a qualidade de entrega e favorecer a sustentabilidade econômica das empresas.
O lançamento será realizado na próxima terça-feira (23), no salão de eventos do Laranjeiras Palace Hotel (Rua Manoel Ribas, nº 2922), em Laranjeiras do Sul, a partir das 19 horas, com a presença de prefeitos, secretários municipais, empresários da região da Cantu, além de representantes do Sebrae/PR e outras entidades parceiras. A entrada é liberada para a imprensa.
Compras Públicas
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae/PR, só na região da Cantu, no ano de 2018, as entidades públicas locais investiram R$301 milhões em Compras Públicas. Deste montante, 51% dos certames foram fechados com empresas que não são parte do território. Com a implantação do Escritório em nível territorial, o objetivo é aumentar a participação das empresas locais nas licitações.
A partir disso, espera-se que o Escritório possa fomentar o desenvolvimento territorial, visto que, ao privilegiar os pequenos negócios na contratação de produtos ou serviços, as prefeituras aumentam a arrecadação dos municípios, promovendo o crescimento das empresas locais, gerando empregos e incrementando o PIB municipal.
Posteriormente ao lançamento, o Escritório funcionará em horário comercial, no prédio junto à Sala do Empreendedor da prefeitura de Laranjeiras do Sul, no centro de capacitações da Acils (Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul).
Fonte: Agência Sebrae