+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Exportação: PEIEX na Unioeste contribui no desenvolvimento de empresas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná

13/05/20
sri_adm

Exportação: PEIEX na Unioeste contribui no desenvolvimento de empresas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pelo núcleo operacional de Cascavel em funcionamento junto ao NUPEACE, é uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conforme Convênio de Cooperação Técnica e Financeira de No 51-19/2018 assinado em 21/12/2018. O PEIEX tem a missão de contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras por meio de ações que promovam o design, a sustentabilidade e a qualificação para exportação.
                O PEIEX/UNIOESTE conta com uma equipe de 8 técnicos extensionistas (Gabriela Daiana Christ, Jianice Pires Frigo, Leonardo Levi Soares, Marcela Miguel Zeni, Nathalie Nathalie Aparecida dos Santos Rôas , Rafael Rafael Loures Ogg, Renato Renato Antônio Silveira e Tânia Tânia Marta Moreira de Abreu,  1 monitor extensionista (Gilnei Saurin) e 2 apoios técnicos (Danielle Bruna Camana e Maurício Kachuba Giehl) que usufruem de bolsa com recursos provenientes da Apex-Brasil, todos selecionados por meio de Edital Público. O Programa é coordenado pela Profa. Dra. Maria da Piedade Araújo, também coordenadora do NUPEACE. O convênio prevê que em 24 meses, os técnicos qualifiquem 200 empresas. O programa qualifica empresários dos municípios das regiões Oeste e Sudoeste sem nenhum custo para as empresas. Ressalte-se, no entanto, que os empresários precisam estar dispostos a dedicar tempo e investimento próprio para completar o processo de qualificação.
               Os técnicos iniciaram a prospecção e atendimento às empresas no mês de maio de 2019. Para mostrar a importância deste programa, temos aqui os números dos doze (12) meses de atendimento. No Quadro 1, temos o total de empresas prospectadas pelos técnicos extensionistas, por município, total de empresas que aceitaram participar do programa de qualificação e o número de empresas que já finalizaram a qualificação no período de maio de 2019 a abril de 2020. Foram prospectadas 295 empresas, sendo que destas 106 aderiram ao programa e 61 já finalizaram a qualificação se habilitando para receber o certificado APEX-Brasil.
                O Programa PEIEX atende empresas de todos os portes com potencial para exportação ou que já iniciaram o processo de internacionalização de seus produtos e ou serviços. Os setores alvo do PEIEX são: Alimentos e Bebidas; Moda (acessórios, cama mesa e banho, feminina, festa, fitness, infantil, íntima, masculina, praia, não-tecido, suprimentos, tecidos de decoração, têxtil); Casa e Construção (fabricantes de artigos nos segmentos: iluminação, vidro, gesso, plástico/embalagem, rochas ornamentais, cerâmica e revestimento, móveis); Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético; Máquina e Equipamentos e Economia Criativa (música, franquias, filme publicitário, TI, cinema, jogos digitais, arte).
Quadro 1 – Número de empresas prospectadas, atendidas e já qualificadas pelo PEIEX – Núcleo Operacional UNIOESTE/Cascavel – maio de 2019 a abril de 2020
Cidades Empresas prospectadas Empresas participantes do PEIEX Empresas que já terminaram a qualificação PEIEX
Toledo 77 21 13
Cascavel 99 31 20
Marechal Cândido Rondon 13 5 3
Foz do Iguaçu 14 11 7
Francisco Beltrão 8 7 5
Assis Chateaubriand 11 3 3
Céu Azul 7 1 1
Matelândia 5 1
Terra Roxa 4 4
Sta. Tereza do Oeste 11 3 1
Chopinzinho 1 1 1
Sta. Terezinha Itaipu 2 2 1
Jesuítas 2
Quatro Pontes 4 1
Cafelândia 2 1 1
Medianeira 9 2 1
Santa lucia   1
Palotina 14 9 4
Pato Branco 1 1
Ampere 1
Guaira 2
Maripá 1
Mercedes 1
Missal 1 1
Nova Santa Rosa 1
Santa Helena 3
Tupãssi 1
Fonte: PEIEX – Núcleo Operacional Cascavel – UNIOESTE
Frente ao cenário que o mundo está vivendo, a qualificação pode abrir novas portas e mostrar outros horizontes. Para receber o atendimento de um técnico extensionista, acesse e preencha o formulário: https://bit.ly/34JVo89.
SOBRE O PEIEX
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico, acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação sobre exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como: estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Mais informações pelo e-mail peiex.cascavel@gmail.com.

Texto: Maria da Piedade Araújo
Foto: Divulgação

Fonte: Unioeste