+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Finep lança chamada de 15 milhões de euros para financiar inovação na área mineral

04/12/18
sri_adm

Finep lança chamada de 15 milhões de euros para financiar inovação na área mineral

Finep lançou a segunda chamada pública conjunta do ERA-Min 2, um consórcio que reúne mais de 20 organizações de financiamento a pesquisa, desenvolvimento e inovação de 17 países e duas regiões. O programa se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular. O objetivo é apoiar financeiramente, por meio de recursos não reembolsáveis, projetos desenvolvidos em conjunto por empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), nos segmentos de matérias-primas metálicas, de construção e minerais industriais (exceto energéticas e agrícolas). O foco desses temas está voltado para o suprimento, produção, consumo, reutilização e reciclagem de matérias-primas de forma sustentável em uma economia circular.

Com inscrições de projetos abertas até 31 de janeiro de 2019, esta chamada se dá por co-financiamento, em que cada agência apoia a empresa e a ICT de seu respectivo país, de acordo com seus próprios instrumentos de apoio. O orçamento total disponível para este edital é de aproximadamente 15 milhões de euros, que correspondem à soma dos recursos de fundos públicos das organizações financiadoras participantes e do co-financiamento da Comissão Europeia. A Finep disponibilizará 750 mil de euros nesta ação, em recursos não reembolsáveis, para ICTs e empresas.

Serão apoiados projetos nas áreas de Suprimento de Matérias-Primas; desing; Processamento, Produção e Remanufatura; Reciclagem de Produtos no Fim de Vida Útil; e Tópicos Transversais.

Clique aqui para mais informações.  

Fonte: MCTIC