Governo do Estado, Itaipu, PTI, POD e lideranças regionais firmam protocolo para laboratório de inteligência artificial no Oeste

10/02/20

A Região Oeste poderá ganhar o Laboratório de Inteligência Artificial,  iniciativa conjunta de diversas instituições públicas e privadas. O protocolo de intenção para viabilizar o equipamento foi assinado durante assembleia do Sistema Regional de Inovação (SRI), no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

Firmaram o termo, o governador do Paraná, Ratinho Junior; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional,  general  Joaquim Silva e Luna; o superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimeno (POD), Danilo Vendruscolo; o coordenador do SRI, Jadson Siqueira; e lideranças regionais.

O laboratório deverá funcionar no PTI. O protocolo de intenção será encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A direção do parque havia apresentado essa demanda ao ministro Marcos Pontes, na última segunda-feira, 3, quando ele cumpriu agenda em Foz do Iguaçu.

O foco do centro tecnológico deverá ser a agroenergia, com atuação integrada a outros parques tecnológicos do Oeste. A proposta é endossada, também, pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), de Cascavel, e pelo centro de biociência e inovação Biopark e rede Iguassu Valley, de Toledo.

“Já temos um ambiente favorável para a inovação no Oeste com três parques tecnológicos fantásticos, que são o PTI, a Fundetec e o Biopark”, citou o governador. “Com o laboratório de inteligência artificial, a ideia é criar um grande ecossistema no Paraná, colaborando e fortalecendo a agroindústria e outros setores”, enfatizou Ratinho Junior.

Fonte: Oeste em Desenvolvimento