+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Itaipu é destaque em evento do Pacto Global sobre Agenda 2030 no setor elétrico

21/11/19
sri_adm

Itaipu é destaque em evento do Pacto Global sobre Agenda 2030 no setor elétrico

A Itaipu Binacional participou, nessa terça-feira (19), em Curitiba, do SEBLab – Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Setor Elétrico Brasileiro. O evento, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global, contou com a apresentação de cases da Itaipu e da Copel, sobre a integração da Agenda 2030 à estratégia empresarial.

Um dos objetivos do evento foi a discussão sobre indicadores para o setor elétrico em cinco ODS prioritários: 7 (Energia limpa e acessível), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima).

Durante a apresentação “As ações da Itaipu para a promoção da Agenda 2030 em sua área de influência”, o colega Fabrício Baron Mussi, da Superintendência de Gestão Ambiental, falou como a aderência das ações da Itaipu aos ODS; a forma como o tema foi incorporado aos relatórios de sustentabilidade da binacional; a área de influência da Itaipu e os convênios com 55 municípios; o ODS 7 e a relevância da provisão de água para o negócio da Itaipu; e a parceria com o PNUD para promoção da Agenda 2030 no Oeste do Paraná.


Apresentação abordou vários aspectos da integração dos ODS à estratégia empresarial da Itaipu. Foto: Elisa Badziack

“A maioria do público, embora fosse do setor, desconhecia a amplitude de nossas ações relacionadas aos ODS, e ficaram positivamente impressionados com o trabalho que está sendo desenvolvido, com as parcerias estabelecidas, o acompanhamento e a plataforma”, afirmou Fabrício.

O evento também contou com a apresentação de uma pesquisa sobre a implantação e priorização dos ODS na estratégia empresarial de empresas do setor elétrico. De acordo com a consultora da Rede Brasil do Pacto Global, Elisa Badziack, uma segunda rodada de laboratórios será realizada em outras regiões do Brasil em 2020.