Jornada de Agroinovação marca avanço do AGRO+i em Paranavaí

11/12/18

Jornada de Agroinovação marca avanço do AGRO+i em Paranavaí

Em parceria com a Prefeitura, Sebrae e entidades empresariais, universitárias e civis, IAPAR promove na próxima sexta feira (14/12), data do 66º aniversário do município, Jornada de Agroinovação que marca nova etapa do projeto Parque Tecnológico Centro de Agroinovação de Paranavaí, o AGRO+i.

O evento, que será presidido pelo prefeito Delegado Kaique, acontecerá a partir das 13h30m no Centro de Eventos da cidade e vai definir as primeiras ações para implementação do empreendimento, em 2019, após um ano e meio de estudos, começando pela contratação de uma entidade privada sem fins lucrativos para fazer a gestão do projeto.

Além de anunciar as bases do contrato de gestão do AGRO+i, o evento desta sexta feira também fará o lançamento de um concurso nacional de estudos urbanístico e arquitetônico do futuro Parque Tecnológico e Centro de Agroinovação, a ser implantado em parte da Estação de Pesquisa do IAPAR em Paranavaí e em áreas públicas próximas.

MOBILIZAÇÃO

Nascido de uma iniciativa do Instituto Agronômico do Paraná, com o objetivo de fortalecer e ampliar sua atuação em agroinovação no Noroeste do Paraná, especialmente nos segmentos de mandioca e citros, o movimento pró Parque Tecnológico de Paranavaí foi oficialmente lançado em evento no dia 18 de maio de 2017, com ampla adesão da Prefeitura, secretarias de Estado, entidades empresariais, universitárias e da sociedade civil.

Os primeiros estudos resultaram num Termo de Referência, que definiu as diretrizes gerais do empreendimento e criou um Comitê Gestor e uma Equipe Técnica do projeto, assinado por todos os parceiros no evento do 65º aniversário de Paranavaí, em 14 de dezembro do ano passado.

Durante este ano, diversas iniciativas impulsionaram o projeto, como visitas técnicas a empreendimentos vencedores em inovação, como Florianópolis em Santa Catarina; organização do ecossistema de inovação de Paranavaí; elaboração da Lei Municipal de Inovação (em tramitação); iniciativas de empreendedorismo inovador do IFPR, Unifatecie e do Sebrae, culminando com a FIMAN 2018 – Feira Internacional da Mandioca, que reuniu mais de 5 mil participantes, delegações de 34 paises e ensejou a primeira maratona de desenvolvedores de soluções para o segmento mandioca, o Hakcathon da Fiman, e um Diálogo de Agroinovação com a participação de pesquisadores do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo.

Na Jornada de Agroinovação desta sexta feira às 13h30m no Centro de Eventos, todos os parceiros do projeto Parque Tecnológico Centro de Agroinovação de Paranavaí – AGRO+i – assinarão o Terceiro Acordo de Cooperação, definindo as metas para 2019, que incluem, além da contratação de entidade privada para gestão do empreendimento e lançamento do concurso nacional de estudos urbanístico e arquitetônico, a implantação da Incubadora de Empresas e a estruturação da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), entre outras iniciativas.

Fonte: IAPAR