+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Laboratório da Unioeste controla Qualidade das Águas regionais

21/10/19
sri_adm

Laboratório da Unioeste controla Qualidade das Águas regionais

O Laboratório de Controle de Qualidade de Água da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), há 16 anos presta serviços não somente para o Campus de Cascavel, mas também para municípios da região Oeste, além de outros interessados.

A iniciativa foi uma parceria entre o Governo Federal com os Governos Estaduais que criou no passado o VIGIAGUA – Sistema de Vigilância da Qualidade da Água no Brasil. No Paraná, várias universidades realizam essas avaliações de qualidade desde o início do Programa. Na região, a UNIOESTE é a responsável pelo controle dessa qualidade e atualmente as análises se expandiram para o público externo, tornando-se esse também um Projeto de Extensão de prestação de Serviços vinculado ao curso de Farmácia do Campus de Cascavel.

O laboratório realiza gratuitamente análises mensais de cada um dos 25 municípios da 10ªRegional de Saúde. A gestão das análises é feita pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), que recebe por sistema a compilação dos resultados analíticos, podendo assim fazer um controle de qualidade de águas dos municípios envolvidos.

A divisão das análises é feita em dois setores: o de Microbiologia, que identifica coliformes totais e coliformes termotolerantes, e o de Físico-química, que mede a potabilidade pela Turbidimetria, Flúor, Cloro e pH. Essas análises são realizadas para águas de fontes, poços artesianos e caixas d’água para águas naturais e tratadas.

O Laboratório de Controle de Qualidade de Água presta também os mesmos serviços à comunidade externa em geral interessada em avaliar a qualidade de água de utilização e consumo humano.

A professora Luciana Fariña que participa do Projeto, e explica que a Prestação de Serviços é o diferencial, pois junto com a FUNDEP – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – parceira do projeto, os recursos recebidos com a prestação de serviços aos municípios e à comunidade externa são usados como ‘poupança’ para o Laboratório. “Como temos o convênio anual com a Secretaria de Saúde, somos subsidiados pelo Governo para compra de materiais, reagentes, frascos, e o campus nos apoia em mão de obra, com os professores e os estagiários. A FUNDEP, que organiza a prestação de serviços externos é o que permite termos fundos para fazermos manutenções e melhorias dentro do Laboratório”.

O Projeto de Prestação de Serviços também verifica semanalmente e acompanha a potabilidade das águas dos bebedouros da UNIOESTE e da Piscina de Fisioterapia, avaliando e acompanhando o processo de cloração.

Interessados em análises tem que entrar em contato para maiores esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo laboratório, valores, agendamentos e prazos para análise. O horário de funcionamento do Laboratório de Qualidade de Água é de segunda a sexta das 8 às 14 horas, sem intervalo de almoço. São recebidas amostras para análise somente de segunda a quinta-feira. As informações podem ser solicitadas pelo Whatsapp do Laboratório, (45) 9 9902-8330.

 

Fonte: Central de Notícias Unioeste 

Texto: Amanda Alves

Foto: Andréa Pasquetti