Mais de 100 empresários se inscrevem para aprender sobre vendas online com empresa instalada no PTI

06/04/20

Mais de 100 pequenas e médias empresas de Foz do Iguaçu e região inscreveram-se na seleção da EVAH.io, empresa incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), com o objetivo de receber auxílio para implementar ou impulsionar as vendas na internet, em meio à crise provocada pelas medidas adotadas para o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19).

De quinta-feira, 26, até esta terça-feira, 31, a EVAH.io fez a seleção de 25 empresas que vão receber o apoio para o comércio online, que inclui tanto as ferramentas, como também a orientação aos empreendedores em relação a estratégia e operação no meio virtual, sem nenhum custo. O principal critério de seleção, segundo a startup, foi a redução do risco de demissões na região.

Nos últimos cinco dias, a equipe da EVAH.io atendeu, por videoconferência, mais de 100 empresários, a fim de mapear suas necessidades e possibilidades. “Falamos com todos que percebemos que, de alguma forma, poderiam ser ajudados e impactados com a nossa solução”, comenta Thiago Barroncas, fundador da startup.

O potencial de vendas na internet foi analisado para avaliar a viabilidade da implementação do comércio na internet, mas, conforme Barroncas, o principal critério foi a manutenção de empregos. “Foi 100% determinante o volume de empregos e trabalhos que aquela empresa poderia fechar ou que nós poderíamos salvar”, afirma.

A partir de agora, com as 25 empresas selecionadas, a EVAH.io criará um plano de execução para cada uma das empresas. A implementação, de acordo com o fundador, envolve tanto a instalação da plataforma digital, como a orientação e o treinamento dos empresários. “Vamos auxiliá-los em três pilares: planejamento, implementação da plataforma e fazer que a plataforma gere mais clientes e negócios”, explica. O prazo previsto para a entrega das soluções é no dia 7 de abril.

A Lactofrios Distribuidora de Frios, que está no mercado desde 2019 e atende a rede hoteleira, restaurantes pizzarias, panificadoras, lancherias e afins, em Foz do Iguaçu, foi uma das empresas selecionadas para receber o suporte na implementação das vendas online. O diretor comercial da Lactofrios, Jair Caetano de Souza, conta que a empresa possui um site, mas que atualmente não faz vendas online.

As medidas de enfrentamento ao coronavírus fizeram com que as vendas da empresa caíssem significativamente. “Com o consequente fechamento dos nossos principais segmentos de atendimento, que são a rede hoteleira e outras empresas ligadas direta ou indiretamente a ela, nosso volume de vendas caiu 90%”.

Diante da perspectiva de uma retomada lenta da atividade turística, o empresário viu na internet uma possibilidade de sobreviver à crise. “Precisamos nos reinventar e reposicionar nosso público-alvo, direcionando nossos esforços de vendas ao consumidor final. Isso implica em uma mudança radical no comportamento da nossa empresa no que tange a abordagem, produtos e logística”. O principal objetivo, com isso, é evitar uma queda maior na receita para impedir demissões.

O fundador da EVAH.io, startup que desde 2018 está instalada no PTI e já atendeu mais de 50 clientes, comenta que, em conversa com os empresários, tem tentado transmitir uma mensagem de esperança. “Este é um momento sim de crise pra todo mundo, mas não é o momento de baixar a cabeça. É momento de se reposicionar e, quem sabe, até alcançar novos mercados”.

Fonte: PTI