+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Mercado de agricultura de precisão crescerá 82% até 2025, diz estudo

02/04/20
sri_adm

Mercado de agricultura de precisão crescerá 82% até 2025, diz estudo

A consultoria estadunidense Markets and Markets prevê um crescimento de 82,8% no mercado de agricultura de precisão até 2025. Segundo o relatório, o setor movimenta US$ 7 bilhões atualmente e deve chegar a US$ 12,8 bi em cinco anos com crescimento anual médio de 12,7%.

Os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado agrícola de precisão incluem aumento da demanda global por alimentos pelo crescimento da população, aumento da adoção de técnicas de taxa variada, sensoriamento remoto, entre outras.

“A agricultura de precisão está ganhando enorme popularidade entre os agricultores, devido à crescente necessidade de uma ótima produção agrícola, com recursos disponíveis limitados”, diz o relatório.

O estudo também aponta que as mudanças nos padrões climáticos impulsionaram a adoção de tecnologias agrícolas avançadas para aumentar a produtividade agrícola e o rendimento das culturas.

Além disso, iniciativas governamentais em muitos países estão ajudando os agricultores a usar ferramentas agrícolas e tecnológicas otimizadas para melhorar seus níveis de produção.

Hardware e software

O segmento de hardware deterá a maior participação de mercado em 2020 devido à alta adoção de dispositivos de automação e controle como drones, pilotos automáticos, controladores de irrigação, sistemas de orientação e direção, monitores de rendimento e sensores.

A crescente adoção de novas tecnologias e dispositivos avançados para agricultura de precisão deverá impulsionar o crescimento do mercado de software, que terá inclusive índice de crescimento mais rápido.

O aumento da demanda por serviços de dados baseados em nuvem é o principal fator que contribui para o crescimento do mercado de software para agricultura de precisão.

Continentes

O estudo estima que as Américas deterão a maior fatia do mercado de agricultura de precisão em 2020. Países como os EUA e o Canadá são os primeiros a adotar tecnologias de agricultura de precisão, que é a principal razão da alta participação dessa região no mercado de agricultura de precisão.

Os agricultores ou produtores dessa região estão adotando cada vez mais sistemas e equipamentos agrícolas avançados, como sistemas de georreferenciamento, sensores, dispositivos de exibição e software de gerenciamento agrícola.

Um fator importante para restringir o crescimento do mercado de agricultura de precisão é o alto investimento inicial e a falta de conhecimento técnico entre os agricultores. A agricultura de precisão requer altos investimentos iniciais, ferramentas agrícolas eficientes e agricultores ou cultivadores qualificados e com conhecimento, tornando os agricultores apreensivos em usar essa tecnologia.

 

Fonte: AG Evolution