Mercado de maquinário 4.0 para colheita dobrará até 2027

27/04/20

Mercado de maquinário 4.0 para colheita dobrará até 2027

O mercado global de maquinário de precisão para a fase de colheita chegará US$ 22,9 bilhões em 2027 contra US$ 11,6 bilhões de 2019, um crescimento de 8,6% ao ano, de acordo a Grand View Research.

Os números, no entanto, contrastam com outro estudo da Market&Market de que a agricultura de precisão movimenta US$ 7 bilhões atualmente e deve chegar a US$ 12,8 bi até 2025.

De acordo com a Grand View, a adoção de colheitadeiras autônomas e robôs de colheita e o aumento do custo da mão-de-obra devido à falta de mão-de-obra qualificada são os fatores significativos que impulsionam o crescimento do mercado.

O maquinário responde pela maior participação no mercado devido à alta adoção de dispositivos para controle e automação, como sistemas de orientação e direção, Sistema de Posicionamento Global (GPS), sensores e monitores de rendimento.

O relatório considera que, nas próximas três décadas, as exigências de sustentabilidade e maior eficiência vão alterar fundamentalmente os métodos tradicionais de produção de alimentos, forçando os agricultores a migrar para ferramentas mais modernas.

“O mercado é impulsionado pelo aumento da demanda global de alimentos e necessidade de redução de desperdício durante os processos de colheita. Além disso, iniciativas governamentais em vários países estão incentivando os agricultores a adotar máquinas e ferramentas com tecnologias mais avançadas para melhorar o rendimento das culturas”, diz o relatório.

Segmentação

O relatório segmenta o mercado de colheita de precisão em hardware, software e serviços. O segmento de hardware liderou o mercado de agricultura de precisão em termos de receita em 2019 e deve permanecer majoritário no período de previsão. A categoria inclui maquinários, sistemas de automação e controle, dispositivos sensores e outros.

Já o segmento de software deve manter um crescimento superior a 11% até 2027. Nesta categoria, estão os programas de Inteligência Artificial, Machine Learning, Análise Preditiva, Iot e Big Data que apoiam aos agricultores sobre rotação de culturas, manejo do solo, plantio e colheita.

Regiões

O mercado regional da América do Norte detinha a maior participação em 2019 devido à adoção antecipada de tecnologias de colheita de precisão por países como EUA e Canadá. O relatório prevê que Ásia-Pacífico deve ter a maior taxa de crescimento no período previsto, mas a América do Sul e África também avançará no tema.

Fonte: AG Evolution