+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Ministério lança ferramenta de gerenciamento de projetos e programas

17/12/19
sri_adm

Ministério lança ferramenta de gerenciamento de projetos e programas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou, nesta sexta-feira (13), o framework de gestão de portfólio, programas e projetos (GP3) do ministério. A ferramenta integra o planejamento estratégico do MCTIC 2020-2030, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (Sepla).

framework de GP3, que conta com um guia prático, é um conjunto de conceitos, metodologias, processos e técnicas  que vai orientar na gestão de portfólio, programas e projetos sob responsabilidade do MCTIC. Com a ferramenta, os diferentes setores do ministério poderão gerenciar todos os projetos de forma padronizada, verificando o andamento e a aderência ao planejamento estratégico.

Na abertura do evento, o ministro Marcos Pontes ressaltou que o novo sistema representa uma mudança de paradigma dentro do ministério. “É uma cultura a ser implantada em todos os níveis e é preciso trabalhar continuamente para que seja mantida e melhorada. No dia a dia, essas metodologias facilitam na execução e no sucesso de projetos e programas.”

Transformação

De acordo o secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle, Antonio Franciscangelis Neto, um dos instrumentos de gestão mais importantes é o alinhamento das ações estratégicas no portfólio de programas e projetos do ministério. “A Sepla tem buscado as melhores metodologias e práticas para adequar essa diversidade de ações. Esse guia prático de GP3 vai facilitar o entendimento, difundir a metodologia e ajudar na transformação do gerenciamento de programas e projetos”.

Para a diretora de Gestão de Projetos da Sepla, Margareth Carneiro, o framework de GP3 está alinhado às melhores práticas internacionais, com o objetivo de aprimorar os resultados e benefícios entregues pelo MCTIC à sociedade. “É um salto em termos de inovação e gestão. É uma ferramenta de gestão estratégica que permite ao ministro, a Casa Civil e à sociedade acompanhar a evolução das ações e resultados do ministério.”

Fonte: MCTIC