PARCERIA ENTRE UNIOESTE E EMPRESA VET SCIENCE RESULTA EM NOVO PRODUTO PARA CONTROLE DE ÁCAROS-PRAGA DA AVICULTRA

13/06/19

No último mês de abril foi assinado o contrato de fornecimento de know-how entre a Unioeste, a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, e a empresa Vet Science Nutracêuticos Ltda., sediada na cidade de Maringá.

Esse contrato tem por objeto o fornecimento exclusivo pela Unioeste à Vet Science do know-how intitulado “Formulação e utilização da terra de diatomáceas em suspensão aquosa”, para produção e comercialização, sendo a tecnologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia Agrícola da Unioeste, do Campus de Cascavel para o controle do ácaro-vermelho-de-galinhas-poedeiras.

O estudo está inserido na linha de pesquisa do Prof. Dr. Luis Francisco Angeli Alves, coordenador do projeto, e contou com a participação efetiva de alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado e do Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN). Os resultados são frutos da dedicação de mais de 5 anos da equipe, que contou com apoio logístico da Lar Cooperativa Agroindustrial e da Unoeste, e financiamento da própria empresa Vetscience, Conselho Nacional de Ciência e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e CAPES, por meio da concessão de bolsas de estudo de distintas modalidades.

Esse ácaro é de grande importância para avicultura de postura comercial, pois sendo um ácaro hematófago, leva à perda excessiva de sangue pelas aves, além de causar distúrbios fisiológicos e comportamentais que afetam diretamente a saúde das aves e contribui para redução da produtividade do plantel, além de causar incômodos para o produtor.

No lugar de acaricidas químicos, a pesquisa resultou em um produto de origem mineral (terra de diatomáceas) e em pó, que por meio da adição de adjuvantes tornou-se possível ser utilizado de forma líquida, em pulverizações. Por agir fisicamente, o produto denominado comercialmente de FISICONTROL destrói fisicamente a superfície dos ácaros, desgastando o esqueleto externo, de forma a levar à perda excessiva de água e morte dos ácaros em todas as suas fases de vida. É um produto comprovadamente seguro para as aves, ambiente e ser humano, e ainda, seu modo de ação não permite o desenvolvimento de populações de ácaros resistes.

Trata-se de algo inovador no contexto da avicultura brasileira que segue uma tendência mundial nessa categoria de produtos para o controle de ácaros, dentro de programas de manejo populacional de pragas em aviários.

Figura 1. Aviário de postura comercial, tipo californiano

Figura 2: Detalhe dos focos de ácaros na superfície do comedouro (local que recebe a pulverização)

Figura 3: Detalhe da aplicação do produto diretamente nos focos de ácaros na superfície do comedouro

Figura 4: Detalhe da superfície do comedouro onde havia um grande foco do ácaro, 15 dias após a aplicação