+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

PEIEX Cascavel participa da Expo Paraguai Brasil

22/11/19
sri_adm

PEIEX Cascavel participa da Expo Paraguai Brasil

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado em Cascavel em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), esteve representado na Expo Paraguai Brasil, em Assunção.

A feira multissetorial que este ano esteve na 11ª edição, foi aberta na quarta-feira (13) e seguiu até sexta-feira (15). Participaram 20 indústrias paranaenses dos setores metalmecânico, vestuário, moveleiro e agroindustrial. O evento buscou a promoção do intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os dois países, a realização de negócios e a identificação de oportunidades.

A agenda da Expo Paraguai Brasil contou com painéis, palestras, visitas técnicas e rodadas de negócios para intercâmbio comercial. As técnicas extensionistas do PEIEX Cascavel, Gabriela Daiana Christ e Kamila Silva, estiveram presentes e, além de conhecer a dinâmica do evento, tiveram a oportunidade de conhecer a Embaixada do Brasil em Assunção, onde foram recebidas por Gonçalves R. Deiró, que atua no Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM). Deiró reiterou o apoio aos empresários brasileiros por parte do SECOM, que além de fornecer informações de inteligência e operações comercial, ajuda com contatos a empresários e órgãos governamentais locais. As consultas ao SECOM podem ser feitas pessoalmente ou por qualquer meio de comunicação (telefone, e-mail etc.).

Segundo a técnica extensionista Gabriela Christ, conhecer ações como a Expo Paraguai Brasil é de grande importância para garantir a entrega de qualidade nos atendimentos do PEIEX. “Nosso núcleo está localizado em uma região privilegiada, que facilita a entrada dos produtos brasileiros no mercado do Paraguai. Depois de conhecer a feira, se relacionar com os empresários e visitar a Embaixada do Brasil em Assunção, estou ainda mais segura das oportunidades para as empresas paranaenses atuarem no Paraguai”, destacou.

SOBRE O PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

 SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico, acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação sobre exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como: estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Mais informações pelo e-mail peiex.cascavel@gmail.com.

Texto: Gilnei Saurin
Fonte: Central de Notícias Unioeste – CNU