+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Pesquisadores apresentam primeiros resultados do Núcleo de Inteligência Territorial

06/12/19
sri_adm

Pesquisadores apresentam primeiros resultados do Núcleo de Inteligência Territorial

Representantes da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e de seis universidades se reuniram, na última semana, para apresentar e conhecer os primeiros resultados do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT). O encontro ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro, no Auditório Integração da Itaipu.

Em atividade há pouco mais de um ano, o NIT é um espaço técnico-científico de colaboradores da Itaipu, PTI e instituições parceiras para estimular e promover projetos de pesquisa de quatro temáticas: Território, Água, Clima e Biodiversidade. “A ideia é pensar, pesquisar e promover o desenvolvimento regional com base nas informações destes eixos”, explicou o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva.


O uso da tecnologia para acompanhamento da biodiversidade foi tratado no evento. Foto: Kiko Sierich/PTI

O “Workshop do Núcleo de Inteligência Territorial – Resultados preliminares, desafios e perspectivas” reuniu pesquisadores de três instituições no Paraná – Unioeste, Unila, UFPR e UEL – e também da UFABC (SP) e UFSM (RS).

A proposta foi compartilhar objetivos, metas, indicadores e resultados alinhados com os Objetivos Estratégicos da Itaipu, a segurança hídrica e o desenvolvimento regional sustentável.

Entre os temas tratados estiveram sedimentação, eutrofização, micropoluentes, previsão de afluências, mudanças na paisagem e o uso de tecnologia para monitoramentos diversos. “Uma das tecnologias que pudemos conhecer foi a de monitoramento remoto inteligente da biodiversidade e que também pode ter outros usos, como identificar a presença de caçadores, ações de desmatamento e invasões na faixa de proteção de Itaipu, por exemplo”, disse Ariel Scheffer.

Programação


Ariel Scheffer durante a abertura do evento. “A ideia é pensar, pesquisar e promover o desenvolvimento regional”. Foto: Theofanes Pessoa

No dia 28, a abertura do encontro teve a presença de Ariel Scheffer, que representou o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell; de Alexandre Donida Osório (superintendente de Obras e Desenvolvimento de Itaipu), de Rafael Deitos (diretor técnico do PTI) e de Olimpio dos Santos Filho, coordenador do NIT e da Assessoria de Planejamento e Coordenação (PC.AD).

O evento começou com a apresentação do diretor de Economia Verde Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Marcos Da-Ré. Ele falou sobre “Ecossistemas de inovação”.

Na sequência, as profissionais Flávia Rodriguez (PTI) e Michelle Perez, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu (MARP.CD), falaram sobre os objetivos e resultados alcançados no Eixo Biodiversidade do NIT. Cristiano Teixeira, Emerson Suemitsu e Veridiana Pereira, todos lotados na MARP.CD, apresentaram a “Conservação das áreas protegidas da Itaipu Binacional – Brasil: passado e futuro”.

No dia 29, Olimpio dos Santos Filho, coordenador do NIT, e Rolf Massao Gugisch, gerente de projetos do NIT/PTI, falaram sobre o núcleo, tecnologias e gestão. A programação completa, incluindo as palestras dos profissionais e pesquisadores externos, pode ser conferida neste link (link para o PDF).

Fonte: JIE