+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Professor da UTFPR de Santa Helena participa do Show Rural Digital: sistema AGRO 4.0 começa a ser aplicado no Oeste

11/02/19
sri_adm

Professor da UTFPR de Santa Helena participa do Show Rural Digital: sistema AGRO 4.0 começa a ser aplicado no Oeste

O Show Rural Coopavel é palco de lançamentos de novas tecnologias aplicadas à modernização da agricultura. Neste ano a UTFPR Santa Helena foi representada pelo professor Dr Itamar Iliuk, do Curso de Ciência da Computação, que alinhavou a criação de um sistema automatizado para a própria Coopavel, através de uma parceria com a empresa GETAC Engenharia Integrada e um sistema de controle da termometria para a COPROSSEL – Cooperativa dos Produtores Sementes de Laranjeiras.

Em reunião na Carreta de Negócios do SEBRAE, a convite do Consultor do SEBRAE de Cascavel, administrador Edson Braga da Silva, que atua como gestor da Câmara Técnica de Máquinas e Equipamentos do Programa Oeste em Desenvolvimento, durante o Show Rural Digital Coopavel, o professor Itamar, o engenheiro eletricista Leandro Kenichi Alonso Taniguchi, que é sócio proprietário da empresa GETAC, de Cascavel e o Diretor Presidente da Cooperativa COPROSSEL, Paulo Pinto de Oliveira Filho, foram iniciadas as tratativas para marcar as visitas técnicas nas unidades de recepção, secagem e armazenamento de grãos da COPROSSEL, para realização de coleta de dados, estudos técnicos e o desenvolvimento de um Sistema Inteligente de Automação para o controle dos processos da Coopavel.

Economia de energia na COPROSSEL

Inicialmente foi proposto o controle da termometria com o controle de velocidade dos motores, visando economia de energia, por meio da aplicação de modernas técnicas computacionais como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Computação na Nuvem (Cloud Computing) em conjunto com os sistemas de automação fornecidos pela GETAC.

A solução desenvolvida pela GETAC/UTFPR Santa Helena apresenta o diferencial de ser uma plataforma totalmente construída na Região Oeste do Paraná, para atender as necessidades do Agronegócio local de maneira personalizada. Com o uso das tecnologias da chamada Indústria 4.0 a parceria GETAC/UTFPR Santa Helena visa trazer para o nosso AGRO 4.0 o que há de mais moderno em sistemas de automação no mundo, com o apoio do SEBRAE.

Sistema Inteligente de Automação Coopavel

Foi apresentada ainda a proposta do Sistema Inteligente de Automação da parceria GETAC/UTFPR Santa Helena para o grupo de gestores da COOPAVEL, Adelar Roberto Goehl, gerente operacional na Coopavel – Cascavel, Joilson Antonio Effgen, gerente na Coopavel – Céu Azul.

Após a apresentação das propostas advindas da parceria GETAC/UTFPR Santa Helena e ouvidas às necessidades dos gerentes da COOPAVEL, acordou-se a possibilidade da realização de visitas técnicas nas unidades da COOPAVEL, para entrevistas com os funcionários, coleta de dados e estudos técnicos visando o desenvolvimento de uma solução personalizada de automação para a Cooperativa.

Fonte: Correio do Lago