Programa destinado a projetos de inovação está com inscrições abertas

13/03/19

Programa destinado a projetos de inovação está com inscrições abertas

O Programa Sinapse da Inovação Paraná está com inscrições abertas até o dia 3 de maio para submissão de projetos. Serão selecionadas até 100 startups, que receberão apoio de até R$ 40 mil em subvenção econômica. A ação é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária. O processo seletivo será divido em três fases e conta com um investimento estadual de R$ 4 milhões.

Além do suporte financeiro, os aprovados também receberão capacitação para desenvolver seus produtos e modelos de negócios. O objetivo é transformar as ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes do Paraná. Este edital faz parte de um novo conjunto de iniciativas da Fundação Araucária, visando à construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná.

“Vamos priorizar a criação de riqueza e bem-estar ao cidadão paranaense, a partir do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Sempre em harmonia com as demandas de desenvolvimento e as especificidades regionais do estado”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Com base na Análise do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná realizada pela CERTI, as áreas e setores priorizados para serem apoiados com recursos financeiros de programa são os seguintes: Agronegócio; Biotecnologia; Construção Civil; Economia Criativa; Economia Verde; Educação; Eletroeletrônicos; Energia; Mecânica e Mecatrônica; Mobilidade e Transportes; Químico e Materiais; Saúde e Bem-estar; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo.

A divulgação dos projetos aprovados será em 10 de junho. Então começa a segunda fase que é a submissão dos projetos de empreendimento de 10 a 24 de junho. O resultado será divulgado em 29 de julho. A última etapa receberá os projetos de fomento de 29 de julho a 12 de agosto. A divulgação do resultado final acontece até 27 de setembro.

Durante as três fases da seleção, os candidatos receberão capacitações presenciais ou online, com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes, para que possam aprimorar suas ideias e projetos.

As propostas deverão ser submetidas por meio do Portal Sinapse da Inovação http://portal.sinapsedainovacao.com.br/pr/. Mais informações estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br no link programas no edital Sinapse da Inovação.

Fonte: SETI PR