PTI apresenta soluções inteligentes no evento Governo 5.0

01/11/19

PTI apresenta soluções inteligentes no evento Governo 5.0

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias que possam atender a Itaipu Binacional e diferentes segmentos de mercado. Um exemplo é o uso de drones para supervisionar obras e um sistema inteligente de iluminação pública, com uso de câmeras e reconhecimento facial. Essas tecnologias estão sendo apresentadas no evento Governo 5.0, uma parceria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com o Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que acontece até esta sexta-feira (01), no Hotel Rafain Palace e Convention, em Foz do Iguaçu.

O Governo 5.0 reúne lideranças, empresários, gestores públicos, vereadores, prefeitos e representantes de instituições que trabalham com inovação e tecnologia. O foco é tratar da inovação e da infraestrutura como capacitação para o desenvolvimento dos municípios. O evento ainda busca discutir mudanças na administração pública, dentro do conceito “Novo Pensar. Novo Fazer”, programa que orienta a prática inovadora nos serviços públicos para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

Diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna e o diretor superintendente do PTI, Eduardo Castanheira Garrido Alves, em visita aos estandes da Itaipu e do PTI

Durante a abertura, na manhã desta quinta-feira (31), o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, defendeu a inovação como ferramenta de crescimento para os municípios, e ressaltou que o Governo 5.0 torna o Paraná referência no uso de tecnologias na gestão pública.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, destacou a importância do Parque Tecnológico no desenvolvimento de soluções e tecnologias inteligentes. “Estamos aqui neste evento para conhecer e aprender, ver como o governo está se organizando para enfrentar os desafios do futuro. Isso nos interessa porque, por meio do PTI, podemos colaborar com essa iniciativa e oferecer soluções”, ressaltou Joaquim Silva e Luna.

Para o superintendente do PTI, Eduardo Castanheira Garrido Alves, as iniciativas do Parque Tecnológico junto à Itaipu podem contribuir com o desenvolvimento da região. “Primeiramente, quero parabenizar ao Governo do Estado pela organização de um evento que trata de tecnologia e inovação, desenvolvendo produtos e serviços para a sociedade.Quanto ao Parque Tecnológico, a oportunidade de trabalhar, junto à Itaipu Binacional, acompanhando a atualização tecnológica da Usina é significativa, podendo nessa parceria oferecer melhores soluções e tecnologias à nossa mantenedora e à região”, pontua Garrido.

Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, durante a abertura do evento Governo 5.0. Público acompanhou discurso de Ratinho Junior e apresentação de vídeos institucionais de inovação

Workshops

Durante o evento será realizada uma programação voltada para workshops que acontecerão em paralelo às exposições. Os temas discutidos serão: Iluminação pública, uso do gás para o desenvolvimento econômico do Paraná, cidades inteligentes e captação de recursos. O PTI também estará presente, nesta sexta (01), com o tema: Elaboração de projetos para adoção de tecnologias para cidades inteligentes, com Pedro Sella, gerente da área de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico.

Fonte: PTI