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PTI e Itaipu capacitam mais de 300 professores do Oeste sobre conceitos de sustentabilidade

19/09/19
sri_adm

PTI e Itaipu capacitam mais de 300 professores do Oeste sobre conceitos de sustentabilidade

Entre julho e agosto, mais de 300 professores da educação básica do Oeste do Paraná participaram de formações promovidas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional, com apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). As atividades tiveram como objetivo principal a busca pela popularização das ciências nos conceitos de sustentabilidade.

Cada professor pôde participar de dois encontros presenciais, nos quais foram abordadas metodologias (ativas e investigativas), e noções de planejamento e construção de projetos para serem aplicados nas próprias escolas. Como resultado, cerca de 70 projetos foram desenvolvidos e devem ser apresentados durante um workshop em outubro. Os melhores também devem fazem parte da Ficiencias Kids, espaço da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) – que ocorre entre 5 e 8 de novembro – dedicado exclusivamente aos menores.

A ação priorizou professores da Pré-Escola e do Ensino Fundamental I das escolas com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios de Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Ibema, Catanduvas, Diamante do Sul, Cantagalo e Lindoeste.

De acordo com Giovanna Ritchely, da Estação Ciências do PTI – programa que viabiliza a ação pelo PTI – o resultado foi positivo. “Tivemos a experiência de conhecer a realidade de outros municípios da região, e perceber a responsabilidade e o empenho dos professores nas atividades”. Raquel Rodrigues, que também atuou nas formações, ressalta que os momentos ”foram inspiradores para a produção de conhecimentos pedagógicos, socioambientais e que ampliam a proposta de abordagens que geram mudanças”.

A pedagoga da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Cintia Valoto, avaliou que os resultados puderam ser percebidos “através da participação expressiva dos educadores nas atividades propostas e também na quantidade de projetos desenvolvidos por eles nas escolas”.

Fonte: PTI