+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Registro de Propriedade Intelectual mostra o compromisso do PTI com o desenvolvimento regional

27/02/19
sri_adm

Registro de Propriedade Intelectual mostra o compromisso do PTI com o desenvolvimento regional

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) ampliou a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região por meio da valorização de tudo o que é produzido dentro do Parque. As criações, sejam marcas, patentes ou pesquisas, são registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o acompanhamento do Escritório de Inteligência e Inovação Tecnológica (EIITEC), uma parceria do PTI e da Itaipu Binacional.

Atualmente, o Parque possui 30 marcas registradas, sendo 20 de projetos internos no PTI como a Incubadora empresarial Santos Dumont e o projeto Estação Ciências, e 10 de demandas externas. Outros registros oficiais são de dois softwares e 47 pesquisas que estão autorizadas, 19 delas já publicadas.

Em relação às patentes, títulos de propriedade temporários sobre uma invenção ou modelo de utilidade concedidos pelo Estado aos inventores e responsáveis físicos e jurídicos pela criação, o Parque possui sete registros nacionais e dois de patentes internacionais.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, o registro da propriedade intelectual representa a responsabilidade do PTI com a produção local e com a comunidade. “É uma ação de extrema importância para legitimar a nossa produção intelectual e para deixarmos à disposição da sociedade e dos setores produtivos, inovações tecnológicas com segurança para o uso, evitando, assim, adulterações”, pontuou.

Sobre o EIITEC

O Escritório de Inteligência e Inovação Tecnológica do PTI tem por objetivo estimular a proteção dessas criações e nasceu de uma ação concreta de melhoria no desempenho dos intangíveis gerados – conhecimentos, práticas e atitudes que compõem o valor da instituição.

O EIITEC é responsável pelas avaliações e o atendimento das demandas de inovação que podem ser objeto de proteção industrial e futura comercialização, nas vertentes de propriedade industrial e de transferência tecnológica. O Escritório também presta auxílio às comunidades acadêmicas e empresarial do PTI nos registros de propriedade industrial.

Também é o EIITEC que acompanha o processamento de todos os pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual e industrial do PTI.

Fonte: PTI