+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Segurança de barragens: experiência do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal é apresentada em workshop no PTI

06/12/19
sri_adm

Segurança de barragens: experiência do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal é apresentada em workshop no PTI

Detalhes sobre a atuação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC) na área de segurança de barragens foram apresentados, nesta terça-feira (3), durante workshop promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), em parceria com a Itaipu Binacional.

No 1º Workshop de Pesquisa Aplicada à Segurança de Barragens, realizado no PTI, o engenheiro português Jorge Manuel Gomes mostrou a evolução dos trabalhos desempenhados pelo LNEC, que foi criado em 1946 e é considerado um dos maiores laboratórios de engenharia civil do mundo. “O LNEC é responsável pelo controle de segurança das grandes barragens de Portugal, além do armazenamento de toda a informação sobre a auscultação das barragens (termo técnico que define os procedimentos para avaliar em que condição se encontra uma estrutura)”, explicou.

Gomes também citou que o LNEC atua em outros setores da engenharia, como edifícios, pontes e hidráulica, com a atuação de especialistas de diversas áreas. Além de ministrar a palestra, o engenheiro veio com a missão de articular uma possíveis ações conjuntas com a Itaipu e o PTI. “Estamos disponíveis para parcerias de trabalho em temas que tenham necessidades em comum”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Ceasb pela Itaipu, Josiele Patias, interesses em comum entre as instituições não devem faltar. “O LNEC possui um trabalho muito importante na área de pesquisa aplicada em segurança de barragens, o que está alinhado com os objetivos do Ceasb”. A coordenadora do Centro pelo PTI, Alexandra da Silva, disse que a relação com o laboratório português foi fortalecida nos últimos meses depois da participação em dois eventos no Brasil, o Seminário Nacional de Grandes Barragens, em Salvador (BA), e o Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, em Foz do Iguaçu (PR). “Fizemos várias videoconferências com objetivo de desenvolvermos pesquisas conjuntas”, ressalta.

Nesta terça-feira (3), além da apresentação do LNEC, os participantes do workshop acompanharam outras duas palestras, ministradas pelos engenheiros de Itaipu, Josiele Patias e Étore Funchal de Faria, nas quais foram detalhadas as principais demandas de Pesquisa e Desenvolvimento da usina na área de segurança de barragens, assim como as atividades e pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia de Concreto da Itaipu. O engenheiro do LNEC segue com agenda na Itaipu até sexta-feira (6), período em que deve conhecer as instalações do PTI e da Itaipu, assim como reuniões para a definição de possíveis trabalhos conjuntos.

Ceasb

Ao dar as boas vindas aos participantes do workshop, o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, destacou que “o Ceasb é um centro importante para o PTI, que tem mais de 10 anos de existência, e já trouxe muitos resultados de trabalhos realizados em parceria com a Itaipu”.

O Ceasb atua no desenvolvimento de soluções estratégicas para a segurança de barragens por meio de pesquisas realizadas pelas universidades e pelo meio técnico. Essa integração permite a formação de competências essenciais para o desenvolvimento desses estudos. Em 11 anos de atuação já foram mais de 100 pesquisas realizadas pelo Centro envolvendo mais de 150 profissionais, entre doutores, especialistas, bolsistas e voluntários.

Fonte: PTI