Seti receberá membros da IUC

30/04/19

Seti receberá membros da IUC

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizou na última sexta-feira (26) uma reunião de trabalho para definir a agenda de visita dos membros do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) de Valência, na Espanha. O programa tem o objetivo de habilitar cidades e regiões em diferentes locais a se conectarem e compartilharem soluções para problemas em comum. As visitas estão previstas para o período de 13 a 17 de maio nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu.
A IUC faz parte de uma estratégia da União Europeia para fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação com os setores públicos, privados e comunitários. Por meio da cooperação entre as universidades estaduais, institutos de pesquisa e a IUC, as cidades terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos em comum.
Segundo a coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) Sandra Cristina Ferreira a cooperação entre o estado do Paraná e Valência deve gerar diversas oportunidades. “As universidades estaduais do Paraná são referências no Brasil e, com o acordo de cooperação, podemos utilizar a produção de conhecimento das instituições paranaenses para gerar intercâmbios internacionais nos setores estratégicos”.
O Estado do Paraná tem o objetivo de desenvolver a governança para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicações no Paraná em sinergia com os principais setores econômicos em áreas estratégicas do agronegócio, energia, indústria e saúde.
Participaram da reunião o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa, o gerente do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar Rogério Oliveira, o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar Gustavo Rafael Collere Possetti e representando a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral; Paula Tavares e Francisco Rogério.

Também estiveram presentes a assessora técnica da Agência Paraná de Desenvolvimento Isabela Garcia, o diretor da ICities Beto Marcelino, a coordenadora da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Daniella Wodonis e o consultor e apoiador da Governança Estadual de TIC, Izoulet Cortes Filho.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)