+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Show Rural Digital: PTI apresenta protótipo de drone de baixo custo para agricultura de precisão

29/01/20
sri_adm

Show Rural Digital: PTI apresenta protótipo de drone de baixo custo para agricultura de precisão

Um protótipo de drone de baixo custo que pode ser usado na pulverização de plantações será uma das tecnologias apresentadas no estande do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), durante a 32º edição do Show Rural Coopavel, que deve acontecer entre os dias 03 e 07 de fevereiro, em Cascavel.

O equipamento foi adaptado pela equipe do Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab) do PTI em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), utilizando peças de outros drones em desuso.

A agricultura de precisão tem como premissa a utilização de recursos tecnológicos como ferramentas para solução de problemas e aumento da produtividade na lavoura. Desta forma, essas aeronaves não tripuladas são excelentes aliadas no levantamento de dados, ou outras informações específicas sobre uma propriedade.

O modelo desenvolvido pelo PTI permite a aplicação de defensores agrícolas de forma programada, automatizada e segura. Entre as principais vantagens desse método de manejo estão a otimização do uso de insumos, execução de forma rápida e barata, preservação de recursos ambientais e aumento da competitividade.

Em fase de aprimoramento, o drone já passou por testes de vazão, voo e geolocalização.

O Parque Tecnológico está trabalhando ainda no planejamento de uma nova versão com melhores especificações técnicas e potencial de comercialização. A previsão é que o novo exemplar esteja finalizado no segundo semestre deste ano.

O PTI no Show Rural 2020

Além dos drones, produtores, pesquisadores, empreendedores e visitantes em geral poderão conferir de perto  uma série de iniciativas do Parque Tecnológico voltadas para a cadeia produtiva do agronegócio que estarão à mostra no estande do PTI na feira, no espaço do Show Rural Digital.

Quem visitar o local poderá conhecer outros produtos do projeto “Fazenda Inteligente”, como, por exemplo, as estações meteorológicas de baixo custo. Esses dispositivos possibilitam a instalação de uma infraestrutura de rede em locais onde não há acesso e, através da aplicação do conceito de Internet das Coisas (IoT), faz a medição dos dados agrometeorológicos para auxiliar a tomada de decisões no campo.

Outro destaque é o biogás, uma fonte alternativa de energia elétrica, térmica e de biocombustível. O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) estará no estande apresentando as possibilidades de transformação de dejetos animais em ativos econômicos, a partir da destinação correta desse passivo ambiental para produção energética.

O estande do Parque Tecnológico também terá uma programação de palestras de segunda a sexta-feira, com temas como eficiência energética, inteligência de dados, sistema de plantio direto e inovação e negócios. O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, também ministra uma palestra sobre o “PTI e a inovação para o agronegócio” no Fórum de TI das Cooperativas do Paraná, na quinta-feira, 06, às 15h.

 

Fonte: PTI