SRI finaliza Caderno de Indicadores de Inovação do Oeste do Paraná

14/11/19

SRI finaliza Caderno de Indicadores de Inovação do Oeste do Paraná

Em sua reunião ordinária do mês de novembro de 2019, o Sistema Regional de Inovação (SRI), Oeste, apresentou o Caderno de Indicadores de Inovação do Oeste do Paraná, um apanhado de informações que visa a mensuração de resultados na região, esforços, realizações e movimentação de entidades. O material visa mostrar os resultados, em consideração a 15 indicadores, agrupados nas temáticas de cooperação, captação de recursos, empreendedorismo inovador, educação e políticas públicas.

Além da atualização, a adoção de indicadores é um dos pontos fundamentais definidos pelos grupos de trabalho, com base nas temáticas, e com mensuração de resultados para medir a eficácia em relação ao desenvolvimento regional.

O processo de construção do material contou com a participação de profissionais de diversas instituições, segundo o coordenador do SRI Oeste, Claudecir dos Santos.

O SRI é  uma das câmaras técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que funciona como uma rede de interação para a geração, difusão e utilização de tecnologias e inovação.

Integrante do eixo estruturante ‘Pesquisa e Desenvolvimento’, o SRI congrega setores de Governo, responsável por fomentar políticas públicas que incentivem o processo de inovação; Universidades, que atuam como as principais construtoras e difusoras do conhecimento científico, e empresas, para transformar o conhecimento científico puro em conhecimento aplicado, além de representantes de outras instituições.

Dentro desta conjuntura, os membros do Sistema Regional de Inovação constataram a necessidade de atualização do planejamento estratégico e definir parâmetros para mensurar o desempenho e evolução em áreas específicas, o que deu origem ao Caderno de Indicadores de Inovação do Oeste do Paraná, conforme o professor da Unipar, Fernando Botelho, que também faz parte da diretoria da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT).

Os levantamentos servirão de base para comparação em outros períodos para a avaliação dos quesitos.

Fonte: Assessor de Imprensa da Iguassu-IT