“Ubers de Caminhoneiros” ganham destaque com a pandemia

14/04/20

“Ubers de Caminhoneiros” ganham destaque com a pandemia

A logística de transporte é um dos setores do agronegócio nos quais as soluções digitais mostram maiores entregas neste período de restrição de movimentação por conta da pandemia de coronavírus.

O mercado já dispõe de alguns exemplos de empresas especializadas, como a Cargo X e a Fretebras, e até mesmo companhias de outros setores começam a apresentar soluções no modelo “Uber para Caminhoneiros”.

É o caso da Compass Minerals que lançou, recentemente, o aplicativo “Tem Carga” para comunicar os motoristas cadastrados sobre a disponibilidade de fretes.

“Além de melhorar a nossa eficiência operacional, contaremos com maior disponibilidade de veículos e melhor atendimento nas entregas aos nossos clientes, com uma carteira de profissionais qualificados”, explica Matheus Caldeira, da área de Logística Corporativa da Compass Minerals.

Com o APP, segundo o gerente, a empresa contratará os motoristas diretamente, promovendo maior efetividade e qualidade dos serviços prestados e garantindo que o valor pago seja o real para a rota determinada.

“Para os motoristas é uma possibilidade de transportarem diretamente para o embarcador. Estamos estruturando também um programa de fidelização para os motoristas, que ganharão benefícios conforme acumularem viagens com nossas cargas através do APP”, afirma Caldeira.

Fretebras

A Fretebras, por exemplo, existe há 11 anos para unir caminhoneiros e transportadoras com objetivo de oferecer fretes de maneira digital. Recentemente, inclusive, lançou o serviço Vip com os benefícios como fretes mais competitivos, processo de contratação e negociação agilizada, acesso a todas as informações do frete direto na tela.

“As empresas que desejam fazer parte da rede VIP precisam ser bem avaliadas pelos caminhoneiros ao final da cada viagem. Como vantagem, os fretes não serão divulgados para outras empresas e será possível encontrar caminhoneiros também bem avaliados”, afirma Bruno Hacad, diretor de novos negócios da Fretebras.

Essa foi uma das maneiras encontradas pela Fretebras para dar voz aos caminhoneiros que agora possuem uma nova alternativa para ganho de produtividade com a rede VIP. Nela, o profissional poderá checar os valores dos fretes disponíveis e entender quais são as opções mais interessantes para aumentar suas receitas e otimizar suas rotas.

De acordo com Cajau Antonelli, caminhoneiro Fretebras, essa é uma grande oportunidade “A rede VIP é uma troca muito justa. Fretes mais atrativos para quem presta bons serviços. E melhor avaliação para empresas que respeitam os motoristas. Excelente tacada! O pessoal tava mesmo pedindo por um diferencial como esse. Todo mundo vai querer ser bem avaliado”, finaliza Antonelli.

Fonte: agevolution