Unila irá investir R$ 480 mil em pesquisas propostas por entidades da região

11/01/19

Unila irá investir R$ 480 mil em pesquisas propostas por entidades da região

O objetivo é estimular a realização de pesquisa científica com foco na região da Tríplice Fronteira

Trinta e dois projetos de pesquisa sobre temas prioritários para as cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú serão desenvolvidos por docentes da UNILA, durante o período de 2019 a 2021.

Os projetos foram selecionados no primeiro edital de fomento do Programa Institucional Agenda Tríplice, iniciativa que tem o objetivo de estimular a realização de pesquisa científica com foco na região da Tríplice Fronteira, de forma indissociável com o ensino e a extensão.

Em dois anos, a UNILA irá investir R$ 480 mil – R$ 15 mil para cada projeto selecionado – de recursos próprios, para o desenvolvimento das pesquisas. Os temas que serão estudados nos projetos selecionados pelo edital foram propostos por 19 instituições das três cidades fronteiriças, além de autoridades públicas do Oeste do Paraná, da província de Misiones e do departamento do Alto Paraná.

No lado brasileiro da fronteira, participam entidades como o Ministério de Relações Internacionais, a Polícia Federal, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, secretarias e órgãos ligados à Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e a Itaipu Binacional.

A proposta é que, a partir das demandas, as equipes de pesquisadores da UNILA produzam conhecimentos e indicadores que possam subsidiar essas entidades e autoridades na implantação de novas políticas nas esferas municipais, estaduais e federais.

Entre os compromissos assumidos pelo programa está a apresentação dos resultados, por parte das equipes de pesquisadores, em eventos públicos de divulgação e abertos à comunidade.

As inscrições devem ser feitas acessando a página da Prefeitura Municipal, nos Links Prefeitura 24 Horas, Concursos e Testes Seletivos, onde está disponibilizado um formulário, que deverá ser preenchido e encaminhado à Secretaria da Comissão de Residência Médica ou enviado por SEDEX, com data de postagem até dia 20 de janeiro.

FONTE: RCI