+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Unioeste: Robôs otimizam trabalho dos produtores rurais

06/02/20
sri_adm

Unioeste: Robôs otimizam trabalho dos produtores rurais

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está presente no Show Rural com uma série de ferramentas tecnológicas desenvolvidas para o homem do campo. Entre elas estão dois robôs: Pulverizador e o StacRobot.

Cléber Medeiros é mestrando em Engenharia Agrícola da Unioeste e explica que o Pulverizador foi desenvolvido na Universidade com doação da Receita Federal, e em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi possível levá-lo ao Show Rural. “O objetivo dele é, junto com o módulo de drone, mapear a área do produtor para identificar a necessidade, dessa forma o robô, que é autônomo, possui sensores de espaço e consegue desviar de obstáculos na lavoura para fazer a pulverização”.

Ele afirma também que o objetivo é que esse projeto seja lançado até 2023. “Isso otimiza o tempo do produtor. Ele faz uma pulverização localizada que ele mesmo vai e faz. Além disso, pode ter outras finalidades como carregar os equipamentos do produtor ou pra estações meteorológicas”, finaliza.

StacRobot

Outro projeto apresentado no Show Rural é o StacRobot que é uma parceria entre a Unioeste é a Stac, uma startup que tem como foco auxiliar o produtor. “Temos solução para monitoramento de gestão do aviário, pesagem automática e esse é um projeto de um robô para escarificar a cama do aviário que significa bater a cama do aviário”.

O StacRobot é vantajoso não só para o avicultor, mas também para as aves. O objetivo é que seja lançado no Show Rural do ano que vem. “O avicultor tem que realizar essa atividade de forma manual ou com um trator. Além de ser cansativo, isso estressa as aves, podendo prejudicar até mesmo a produção. O robô realiza esse trabalho de forma automática, a partir de sensores, auxiliando e otimizando o avicultor no manejo e estimulando a movimentação das aves”.

O Show Rural segue até o dia 7 de fevereiro e o estande da Unioeste está no espaço digital. Além dos robôs, está sendo exposto drones, patinete e carro elétrico.

 

Fonte: Unioeste