+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

Unioeste Toledo inaugura Centro de Pesquisa em Engenharia Química

17/01/19
sri_adm

Unioeste Toledo inaugura Centro de Pesquisa em Engenharia Química

Recentemente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, ocorreu a cerimônia de inauguração da ampliação do Centro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. O evento contou com o pronunciamento do reitor da Universidade, Paulo Sérgio Wolff, do diretor do campus de Toledo, Remi Schorn, do Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Dilceu Sperafico, na ocasião, representando a governadora do Estado, Cida Borgheti.

O coordenador Geral Institucional da FINEP, professor Nivaldo Módenes, ressaltou a importância da ampliação do Centro de Pesquisa: “Com este novo espaço, teremos a possibilidade de dar suporte instrumental às pesquisas científicas que vem sendo desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação nos campi da Unioeste, além de desenvolver novas parcerias com as indústrias da região e demais setores produtivos, fomentando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e assim, melhorando a prestação de serviços à comunidade”, acredita.

O prédio inaugurado possui três pavimentos, com uma área total de 1.516,17 m², onde serão alocados a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, laboratórios de pesquisa, central analítica, salas gabinetes para docentes e auditório. Segundo o Diretor de campus, Remi Schorn, a inauguração Centro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química é uma conquista de muitos. “Ganham os Discentes, os Docentes, os Agentes Universitários. Ganha a pesquisa, o ensino e a extensão. A liderança incansável do professor Nivaldo merece registro, ele fez acontecer.”

O processo de ampliação do Centro de Pesquisa teve início em 2010 com a aprovação do subprojeto na Chamada Pública-CT-INFRA-Pro-Infra-01/2009. Posteriormente, diversos projetos foram encaminhados para os órgãos de fomento público como a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, bem como recursos próprios da Unioeste e de projetos individuais de professores do curso de Engenharia Química, totalizando até o momento da inauguração R$2.600.000,00 em investimentos.

No ato de inauguração também se fizeram presentes o vice-reitor da Unioeste, professor Moacir Piffer; a Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Sandra Regina Belotto, o Pró-Reitor prof. Silvio Sampaio, representando o Diretor de Pós-Graduação da PRPPG, prof. Edson Antônio da Silva, o Diretor Geral do Campus de Cascavel, prof. Alexandre Almeida Webber, o Diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas do campus de Toledo, prof. Elvio Antonio de Campos, o Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, prof. Ricardo Rippel, o Diretor do Instituto de Pesquisas em Aquicultura Ambiental, prof. José Dilson Silva de Oliveira, o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Química, Marcus Vinicius Wychocki e o Secretário de Agricultura, Pecuária e do abastecimento do Município de Toledo, senhor Crístofer Cristiano de Azevedo, representando o Prefeito Municipal, Lúcio De Marchi.

Texto: Jhonathan Dias